Espaço Yan Michalski
Unidade CAL Laranjeiras
Rua Rumânia 44
Ambientado em 1961 numa redação do Rio de Janeiro, "já estava assim quando cheguei" apresenta o trabalho de quatro jornalistas na cobertura da renúncia do presidente Jânio Quadros e na perspectiva da posse de João Goulart. Nos bastidores da produção de notícias, os personagens são atravessados por conflitos internos que, além de despertarem questões éticas, dialogam com a atualidade: o que é, afinal, liberdade de imprensa?
Partindo do princípio de que olhar para o passado é um meio para analisar as questões em voga e determinar quais ações realizaremos no presente, o espetáculo propõe uma reflexão sobre a produção de verdades e sobre a participação efetiva que a imprensa nacional teve, e tem, nos rumos históricos e políticos da nação. Através do discurso artístico, expresso nas trajetórias dos personagens jornalistas Chico, Ernesto, João e Teresa, “já estava assim quando cheguei” investiga como as posições políticas, os valores mercadológicos e a imprensa, parecem estar mais entrelaçados do que deveriam.
O projeto, uma criação coletiva de Evandro Manchini, Marcéli Torquato, Matheus Mattos e Pedro Emanuel, foi contemplado pelo “ProCal”, iniciativa inédita da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) que visa fomentar a produção dos ex-alunos da Instituição. Compartilhando todas as funções criativas, o quarteto de artistas concretiza nesse espetáculo uma parceria artística que ultrapassou os muros da escola.
Evandro Manchini
Marcéli Torquato
Matheus Mattos
Pedro Emanuel
João Gioia
Flávio Souza
Thiago Ribeiro
Felipe O’Neill
Léo Calvão
Karla Muniz
ColetivoDois ‘ ’
ProCal